À conversa com... os alunos

 As bibliotecas são, antes de mais, locais mágicos onde os livros habitam. Neste sentido, a sessão com as turmas do 9.º ano, na biblioteca escolar da E.B. da Guia, iniciou-se pela leitura do livro "Como Criar Uma Biblioteca", de Inês Fonseca Santos e André Letria. A história apresenta-nos o livro como uma chave que abre a porta das palavras, é um convite para construir um lugar onde os livros respiram connosco. Trata-se de uma semente para quem acredita que a leitura é um acto de construção — de nós mesmos e do que nos rodeia. Concluiu-se que biblioteca é, afinal, criar um coração cheio de livros. Ela vive dentro de cada leitor e acompanha-nos ao longo da vida.

Na segunda parte da sessão, procedeu-se ao debate em torno do tema "Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias", o lema do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Aos alunos foram distribuídos cartões contendo questões relativas ao assunto e coube a cada aluno ler a sua pergunta e apresentar a sua opinião. Após este momento os outros alunos foram convidados a manifestar o seu ponto de vista.

Tratou-se de uma experiência muito enriquecedora na medida em que levou os alunos a refletirem sobre o futuro das bibliotecas, o papel da IA na leitura e na organização destes espaços, bem como os aspetos positivos e negativos destas transformações.

Agradecimentos à professora Petra pela colaboração e pelo envolvimento entusiástico.




















Comentários