A atividade foi realizada com as três turmas do 7.º ano, da Escola Básica da Guia, em articulação com a a disciplina de Português e compreendeu as seguintes etapas:
1. A professora bibliotecária explicitou a técnica de composição visual “knolling”, através de exemplos, e a sua aplicabilidade à literatura, com o surgimento do conceito de “knolling literário”.
2. Perante uma diversidade de imagens de knolling (criadas pela professora bibliotecária com o apoio dos chatbots ChatGPT e Gemini) disponibilizadas e expostas numa mesa, relativas a livros existentes na biblioteca, cada aluno escolheu uma que tinha objetos/ elementos que o chamassem a atenção e em relação aos quais sentia alguma afinidade ou curiosidade.
3. No desenvolvimento da oficina de escrita, cada aluno escreveu um pequeno texto narrativo, num documento Google Docs, tentando imaginar a história do livro real a partir dos objetos/ elementos que compunham a imagem de knolling escolhida.
4. Com o apoio do ChatGPT, cada aluno corrigiu os erros ortográficos e de construção frásica do seu texto, fornecendo os "prompts" adequados. Compararam a versão original à versão corrigida para refletirem e tomarem consciência das incorreções e melhorarem as suas capacidades de escrita.
5. Dos livros expostos numa mesa, através do título e da ilustração da capa, cada aluno procurou adivinhar o livro correspondente à sua imagem de knolling. Depois de identificados os livros, cada aluno leu a sinopse e leu alguns excertos.
6. De seguida, os livros foram requisitados e utilizados para o projeto de leitura da disciplina de Português, do 1.º período. Após a sua leitura, os alunos irão comparar a sua história criada a partir do knolling com a narrativa do livro real.
7. As imagens de knolling e os textos dos alunos serão compilados e será constituído um livro digital, com a ferramenta Book Creator.

Comentários
Enviar um comentário